abdulaporn.com

Sobre

O Horta Fácil foi desenvolvido com a função de facilitar a vida de todos que desejam produzir hortaliças continuamente. Pode ser utilizado no desenvolvimento de hortas resisdenciais, comunitárias, escolares e até mesmo comerciais.

O programa foi idealizado para hortas de produção contínua, ou seja, aquelas em que a hortaliça desejada seja colhida no mínimo uma vez a cada semana. Partindo da quantidade semanal desejada o programa fornecerá a dimensão da área a ser transplantada semanalmente, bem como a quantidade de mudas a ser semeada em bandejas (caso a hortaliça necessite).

Por exemplo, caso se deseja 300 pés de alface por semana, toda semana deverão ser semeadas 375 mudas, que serão transplatadas também semanalmente, considerando um espaçamento 0,30 x 0,30 e que apenas 80% das cabeças terão padrão comercial. Entretanto em culturas em que a colheita não necessita ser realizada uma única vez como o brócolo ramoso, por exemplo, a semeadura deverá ser realizada com intervalo de duas semanas, assim como o transplantio. Desta forma será reduzido o desperdício nos momentos de pico de produção e minimizada a falta nos momentos de início de produção.

Além de dimensionar o escalonamento, o programa fornece também um calendário de cultivo, onde são especificadas as atividades de cada hortaliça, como semeadura, transplantio, tratos, colheita e limpeza da área de cultivo.

O Horta Fácil foi concebido sob a parceria entre pesquisadores de três instiuições de ensino e pesquisa: Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de São João Del-Rei. Além das instituições de ensino e pesquisa o desenvolmento do software contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Geras que forneceu e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que forneceram grande parte do fomento necessário ao desenvolvimento deste projeto.

O Software é de uso livre e gratuito, assim como a distribuição. Entretanto quando citado, deve-se fazer menção aos seus autores bem como das instituições envolvidas na produção do mesmo. Os resultados obtidos pelo uso do mesmo são resposabilidade única e exclusiva do usuário, uma vez que tem o acesso aos seus bancos de dados.

Os autores agradecem o apoio recebido das seguintes instituições:
FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais;
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
UEM – Universidade Estadual de Maringá;
UFLA – Universidade Federal de Lavras;
UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei;
FAEPE – Fundação da Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão/UFLA;
HortiAgro Sementes Ltda.